Prefeitura de Cristino Castro realiza evento em alusão ao ‘Dia da Consciência Negra’

A prefeitura municipal de Cristino Castro, Sul do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20/11).

O evento foi realizado no Centro de Convivência e contou com a participação de crianças, que apresentaram uma dança representando a discriminação racial, além de estudantes e sociedade.  Palestras, danças, vídeos e atividades que abordaram a o Dia Nacional da Consciência Negra. Houve também depoimentos de populares sobre o preconceito e como os mesmos conseguiram superar.

“O Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religiões e cultura de matrizes africanas, dentre outros temas que foram abordados durante o evento”. Disse Tatylane Eufrasino, Secretária de Assistência Social, ao Portal Ponto X.

A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, no Alagoas, que lutou em defesa da vida e da liberdade dos povos africanos que tentavam fugir da escravidão no Brasil. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. A escravidão só foi abolida em 1888.

“Precisamos nos lembrar da força dos negros para a nossa história e continuar trabalhando para a sua inserção na sociedade brasileira. Nossas políticas públicas aqui em Cristino Castro estão ativas e presentes para apoiar todas as ações neste sentido”, afirmou o prefeito, Dr. Manoel Júnior.