Secretaria de saúde de Cristino Castro realiza treinamento de combate a Dengue

A Prefeitura está intensificando as ações no combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

A Prefeitura de Cristino Castro, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CEREST – (Centro de Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador), realizou nesta terça-feira (14), no auditório do Gurgueia Park Hotel, um treinamento com agentes de saúde e de edemias do município. Uma palestra foi ministrada pela Enfermeira, Jetirana, durante toda a manhã a respeito do combate ao mosquito transmissor da dengue.

O treinamento com os Agentes da Saúde do município, visou orientar como identificar a doença, seus sintomas e, de acordo com o estado do paciente, aonde encaminhá-lo. Existem quatro tipos de dengue. São os de sorotipo DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil existem três.

A doença é transmitida no ser humano por meio da picada do mosquito com o vírus. Os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia, período conhecido como incubação. Já o tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. Os sintomas aparecem depois do período de incubação. Nos casos mais graves ela se evolui como hemorrágica e a síndrome de choque, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial.

A maior forma de prevenção da doença é a quebra do ciclo reprodutor do mosquito, que prefere água parada para se reproduzir. Por isso a conscientização da população em atuar no combate a focos de procriação da larva do mosquito, como o acúmulo de água em pneus velhos e vasos de flores e folhagem.

De acordo com o secretário de saúde do município, Danilo Vaz, o treinamento foi importante para os profissionais da saúde do município no combate ao mosquito transmissor da Dengue.